Programa jovens embaixadores nos EUA

Programa jovens embaixadores nos EUA

Gostaria de dividir mais uma oportunidade para os jovens brasileiros que gostariam de fazer intercâmbio nos Estados Unidos e não tem muitos recursos financeiros.

Nem todas as famílias sabem dessa iniciativa e eu acho importante compartilharmos para que todos os jovens tenham a chance de fazer intercâmbio.

Apesar desse programa existir desde 2003, em 2008 eu não tinha noção sobre isso.

Eu fiz intercâmbio durante minhas férias em 2008, mas tive que pagar pelo investimento. A experiência foi ótima e é única para cada pessoa. De fato o intercâmbio muda vidas.

Se você tem adolescentes em casa ou se você convive com eles, por favor incentive o estudo da língua inglesa porque facilita a vida dos adolescente e eles terão mais oportunidades na vida profissional.

Se você não tem condições de pagar um curso, o YouTube tem várias opções gratuitas e existem aplicativos gratuitos também.

Assista o vídeo de Como Aprender Inglês sem ter Dinheiro:

Cursos gratuitos de Inglês

E-mail(obrigatório)

Você sabe o que é o Programa Jovens Embaixadores?

Abaixo você encontrará detalhes sobre o programa que foi retirado do site:
www.jovensembaixadores.org.br

O Programa Jovens Embaixadores (ou Youth Ambassadors, em inglês) é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes do Brasil que estão no ensino médio da rede pública e que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

O Programa Jovens Embaixadores (JE) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementado pela Associação Grupo Mais Unidos.

O público-alvo do programa são jovens com espírito empreendedor que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, sejam elas pequenas ou grandes, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social. Assim como estudantes do ensino médio já começam a pensar em carreiras e oportunidades profissionais, o programa também foca no desenvolvimento de habilidades para o ambiente em constante transformação do Século XXI.

O programa acontecerá entre os meses de janeiro e fevereiro, primeiramente com uma orientação pré-partida e entrevista de visto no Brasil, no mesmo local onde ocorrerá o embarque para os EUA.

Preste atenção nos requisitos:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;
  • Cursar o ensino médio na rede pública brasileira. É preciso estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio no ano da sua inscrição;
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
  • Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
  • Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
  • Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
  • Ter excelente desempenho escolar;
  • Ter perfil de liderança e iniciativa;
  • Ser uma pessoa comunicativa;
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
  • Possuir engajamento ativo em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses

Responsabilidades financeiras das pessoas selecionadas

  • Eventuais despesas relativas ao deslocamento para a realização das avaliações escrita e/ou oral (em formato virtual) durante o processo seletivo
  • Custos relacionados à solicitação de emissão do passaporte brasileiro
  • Eventuais despesas pessoais durante a viagem (compras, telefonemas, excesso de bagagem, etc.)

Seguem, abaixo, as despesas custeadas pelo Programa Jovens Embaixadores:

  • Passagens aéreas internacionais (Brasil-EUA, ida e volta) e domésticas (dentro do Brasil e dentro dos EUA);
  • Despacho de 1 (uma) bagagem dentro dos limites de tamanho e peso estabelecidos pelas companhias aéreas internacionais e domésticas (no Brasil e nos EUA). É de responsabilidade o local da Orientação arcar com eventuais custos referentes a excesso de bagagem;
  • Seguro-viagem durante a Orientação Pré-Partida e durante toda a programação nos EUA;
  • Transporte terrestre (no caso de deslocamento de carro/ônibus e afins entre a cidade de origem e partida e embarque para os EUA e vice-versa), mediante reembolso após o término do programa;
  • Hospedagem no Brasil durante a Orientação Pré-Partida e durante todo o período nos EstadosUnidos;
  • Alimentação ao longo do programa;
  • Custos referentes à solicitação de visto de entrada nos Estados Unidos;
  •   Transporte local para a participação nas atividades oficiais do programa (dentro do Brasil e nos EUA)
  • Implementação e coordenação do programa nos EUA.
  • Kit com material promocional do JE.

Para informações completas sobre o programa baixe o edital:

O processo seletivo propriamente dito consiste no seguinte:

✓ ETAPA 1: Preenchimento do Pré-Cadastro. As pessoas interessadas no JE recebem uma resposta automática informando se se enquadram ou não nos pré-requisitos exigidos e se podem seguir adiante no processo seletivo.

✓ ETAPA 2: Se aprovadas na etapa 1 (Pré-Cadastro), as pessoas interessadas no JE devem preencher o Formulário de Inscrição On-line* e anexar os documentos comprobatórios de todos os pré-requisitos.

✓ ETAPA 3: Toda a documentação carregada na plataforma on-line do Programa Jovens Embaixadores é enviada para as Instituições Parcerias (IPs) e, após análise, as pessoas interessadas no JE são aprovadas ou não para a próxima etapa.

✓ ETAPA 4: As pessoas aprovadas na etapa anterior realizam a avaliação escrita (em inglês e on- line).

✓ ETAPA 5: As IPs revisam as avaliações escritas das pessoas que se candidataram por meio delas, juntamente com o formulário de inscrição e os documentos comprobatórios dos pré- requisitos, e indicam até 2 (duas) dessas pessoas para a etapa seguinte do processo seletivo.

✓ ETAPA 6: Um comitê formado por representantes da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil avalia o material das pessoas indicadas pelas IPs e seleciona aquelas com maior pontuação para a realização da entrevista oral (em inglês e on-line).

✓ ETAPA 7: O Comitê de Seleção da Embaixada e Consulados dos EUA realiza as entrevistas orais com as pessoas selecionadas na etapa anterior.

✓ ETAPA 8: O Comitê de Seleção da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil reúne-se para revisar a documentação completa das pessoas entrevistadas e selecionar os(as) próximos(as) Jovens Embaixadores(as) (Seleção Nacional).

✓ ETAPA 9: A Embaixada e Consulados dos EUA anunciam oficialmente o resultado do processo seletivo.

ACESSE O LINK ABAIXO PARA REALIZAR O PRÉ-CADASTRO:
www.jovensembaixadores.org.br/pre-registration

BOA SORTE!

Entre no site oficial para mais informações:
www.jovensembaixadores.org.br

Instagram:
Embaixada dos EUA
instagram.com/embaixadaeua

Grupo Mais Unidos
instagram.com/grupomaisunidos

Gostou da dica? Compartilhe!