Dicas de gratidão

Dicas de gratidão

A HORA DA GRATIDÃO

Infelizmente depois que chegamos na fase adulta, é fácil adquirir o hábito de reclamar e se deixar passamos o dia inteiro reclamando da vida. Reclamamos do trânsito, preço das lojas, da nossa família, lamentamos as intermináveis ​​responsabilidades de trabalho e desabafamos sobre a falta de dinheiro. Mas que hora tiramos um tempo para agradecer?

Será que você reclama na mesma intensidade que você agradece?

Se você respondeu que sim, está indo pelo caminho certo. Não há problema nenhum em reclamar, desde que você não deixe de agradecer também.

Se você respondeu que não, está no lugar certo. Meu objetivo é te ajudar a refletir sobre as coisas que estão ruins nesse momento da sua vida e mesmo assim encontrar motivos para agradecer.

A Hora da Gratidão é um projeto para nos ajudar a praticar a gratidão pelo menos duas vezes por semana. Você pode compartilhar suas reclamações, mas precisa deixar os seus agradecimentos também. Para cada reclamação, são dois motivos de gratidão!

Toda semana eu posto no Instagram e no Youtube o que as pessoas me mandaram.

Você pode compartilhar por email, por mensagem no Instagram, caixinha da reclamação & gratidão, ou pelo mural de pensamento se você prefere sigilo.

Será que funciona mesmo? Se você está questionando o poder da gratidão. Te convido a fazer um desafio de 30 dias de gratidão, onde você se dedicará em escrever os motivos da sua gratidão todos os dias.

E-mail(obrigatório)

O poder da gratidão

Como mudar o equilíbrio da reclamação para o agradecimento?

Embora seja importante expressar nossas frustrações, muitas vezes esquecemos de equilibrar isso com um hábito igualmente essencial que é expressar gratidão. Se pegássemos a mesma intensidade que dedicamos às reclamações e aplicássemos à gratidão, imagine como as nossas vidas poderiam mudar.

Vale a pena reconhecer que reclamar não é totalmente ruim. Na verdade, expor as queixas pode ser uma forma necessária e saudável de processar emoções. No entanto, o problema surge quando a reclamação se torna o nosso modo de comunicação padrão e rotineira. Quando os aspectos negativos ofuscam os positivos, acabamos cultivando uma mentalidade que se concentra predominantemente no que está errado, e não no que está certo.

Estamos esquecendo de dizer "obrigado (a)”

Já parou pra pensar com que frequência você reserva um momento para dizer “obrigado (a)” genuinamente? Não apenas um agradecimento apressado e obrigatório, mas um agradecimento sincero e que reflita a apreciação que você sente. Se você for como a maioria das pessoas, esses momentos são poucos. No entanto, praticar a gratidão pode abrir caminho para uma vida mais equilibrada e gratificante.

Equilibrando a Gratidão a Reclamações

A gratidão transforma nossa perspectiva, nos permitindo ver o que há de bom em nossas vidas, mesmo em tempos de desafios. Promove uma sensação de contentamento e felicidade que as reclamações por si só nunca podem proporcionar.

O objetivo não é eliminar totalmente as reclamações, mas sim garantir que a gratidão também tenha o seu lugar, criando assim uma vida emocional equilibrada e saudável.

Refletindo sobre as bênçãos da sua vida

Uma maneira de trazer mais gratidão para sua vida é refletir sobre as coisas que estão “um caos” ou que deram errado e ainda encontrar motivos para agradecer. Aqui estão algumas etapas práticas para te ajudar a começar:

1. Mantenha um diário de gratidão:

Passe alguns minutos todos os dias escrevendo três coisas pelas quais você é grata (o). Essa prática pode ajudar a mudar seu foco dos problemas para as bênçãos. Pode ser no diário ou no seu bloco de notas do celular.

2. Agradecimentos verbais:

Crie o hábito de agradecer verbalmente ou por mensagens de voz às pessoas ao longo do dia. Seja um colega que ajudou em um projeto, uma pessoa da família que preparou o jantar ou um estranho que segurou a porta, reconhecer esses pequenos atos de gentileza pode fazer uma grande diferença.

3. Atenção plena e reflexão:

Reserve momentos ao longo do dia para fazer uma pausa e apreciar o que está ao seu redor, as pessoas em sua vida e seus próprios pontos fortes e conquistas.

4. Reformule as reclamações:

Quando você se pegar reclamando, tente reformular a situação. Por exemplo, se você estiver preso no trânsito, você pode expressar gratidão por ter um carro, um trabalho para ir ou até mesmo pela música tocando no rádio.

5. Compartilhe sua reclamação + agradecimento através da Hora da Gratidão comigo

A chave da vida é o equilíbrio. Reclamar nos permite liberar frustrações, mas a gratidão nos reabastece com energia e perspectiva positivas. Ao darmos peso igual ou maior, podemos mudar a nossa visão geral da vida.

Sempre teremos desafios e oportunidades de reclamação, mas é a forma como respondemos a esses desafios que define o nosso bem-estar emocional e mental. Abrace a gratidão com o mesma intensidade que suas reclamações e você se encontrará no caminho de maior felicidade e realização.

Então, vamos nos esforçar para agradecer mais do que reclamamos e, assim, enriquecer nossas vidas com a prática da gratidão.

Você pode reclamar, só não pode deixar de agradecer!!!!!

Assista os vídeos também no Youtube.
Compartilhe com alguém que anda reclamando muito perto de você!

Play Video
Play Video

POTE DA GRATIDÃO

Pote da gratidão

Você se considera uma pessoa grata?

Muitas vezes aparecem desafios nas nossas vidas que nos deixam tristes, desmotivadas (os) e com vontade de reclamar. Isso é totalmente normal e acontece com qualquer ser humano. Mas não podemos deixar de agradecer e reconhecer que tem coisas boas acontecendo também.

Praticar a gratidão se torna cada dia mais fácil e mais natural quando você faz com frequência e vira um hábito. Um hábito super saudável que ajuda a melhorar a sua saúde mental e você pode praticar com as pessoas que você ama também.

Existem várias maneiras de exercitar a gratidão e a dica do pote da gratidão é mais comum do que eu imaginava. A ideia do pote vem sendo espalhada de diferentes formas e você pode fazer da maneira que você preferir.

O Autor e Life Coach Jay Shetty compartilhou no seu Instagram https://www.instagram.com/reel/Cm39Siio2hp/?igshid=YmMyMTA2M2Y a ideia para começarmos o ano praticando a gratidão. Eu adorei e automaticamente quis fazer. Compartilhei no meu Instagram e estou incentivando as pessoas ao meu redor a praticarem também.

A dica é super fácil de fazer e não irá custar caro. Talvez você já tenha o material na sua própria casa.

  • Você irá pegar um pote vazio com tampa;
  • Pode decorar o pote se você quiser. Use a sua criatividade;
  • Separe pedaços de papel e caneta;
  • Comece a escrever coisas boas que acontecem com você no decorrer do ano;
  • Você começará em Janeiro e só terminará em Dezembro;
  • Não pode ler o que você escreveu. Escreva, coloque dentro do pote e feche;
  • Você pode escrever toda semana, todo mês ou toda vez que algo de bom acontecer com você. Isso fica a seu critério;
  • Abra o pote da gratidão quando estiver perto do ano novo ou no ano novo mesmo e leia todas as coisas incríveis que aconteceram com você no decorrer dos 12 meses.

Tenho certeza que isso trará um sorriso no seu rosto ao ler os momentos maravilhosos que você passou. Você irá sentir uma gratidão enorme mesmo tendo passado alguns momentos difíceis também.

Eu gosto da ideia porque sempre focamos nas coisas ruins que acontecem com a gente. Nosso dia a dia é tão corrido que esquecemos de agradecer pelas pequenas coisas da vida. Essa é uma forma de reconhecer ao longo do ano e renovar as esperanças no final dele. Você acumulará várias lembranças e terá um pote cheio de bênçãos na sua vida.

Procurei na internet e vários sites vendem o pote já decorado. Se você preferir pode comprar online.

No site Elo vende:
https://www.elo7.com.br/lista/pote-da-gratidão

No site da Amazon também:
https://www.amazon.com/s?k=gratitude+jar+with+blank&crid=1P60R6E1P2N82&sprefix=gratitude+jar+with+blank%2Caps%2C146&ref=nb_sb_noss_2

Essas são apenas opções para você exercitar. Mas se não tiver tempo e nem dinheiro tem a opção de escrever no bloco de notas do celular, no diário, no caderno e etc. O importante é você começar a praticar a gratidão. Acho super legal você incluir membros da sua família, principalmente se você tiver crianças e adolescentes por perto. Temos que começar a incentivar e ensinar as crianças a praticarem a gratidão desde cedo.

O pote é uma dica divertida para todas as idades, mas não é apenas uma dica qualquer; é de fato uma dica que pode deixar você e as pessoas ao seu redor mais felizes.

Muita gente talvez não saiba que literalmente escrever as coisas pelo qual você é grata (o) tem um impacto maior do que apenas pensar sobre a gratidão. Quando você escreve, se torna, de fato, um lembrete constante e tangível para te lembrar que a vida tem momentos bons também. Você tem a chance de internalizar o momento e refletir.

Benefícios do pote da gratidão:

  • Te ajuda a ser mais resiliente;
  • Te traz alegria;
  • Otimismo;
  • Mais tolerância;
  • Ressignifica os seus relacionamentos;
  • Reduz a ansiedade;
  • Reduz o estresse;
  • Você se torna um ser humano mais grato.

Vamos fazer? Me manda o seu feedback se você decidir fazer o pote da gratidão.

Essa dica é boa e barata. Então precisa ser COMPARTILHADA. Mande para alguém que iria se beneficiar dessa dica.

Comece a agradecer por todas as suas conquistas em 2023

Gostou da dica? Compartilhe!